domingo, 22 de março de 2009

A História do Sobrenome "Rodarte"

Rodarte é uma forma castelianizada do antigo sobrenome RODART, que era descendente de um nobre linage concasa solar num lugar de Arras, situada nos altos Pirimeus no lado sudoeste da FRANÇA, de onde descendeu D. Jorge Rodarte, que passou À Espanha e se casou com Dª Isabel Fernandes, natural de Daldemoro, vila da província de Madri. Estes esposos foram pais de Dª Margarida Rodarte e Fernandes, que contraiu matrimônio com Dom Antônio Alosa de Leão, nascendo desde enlace Dom Antônio Alosa Rodarte, natural de Madri, secretário da Suprema e General Inquisição, da Câmara de sua Majestade e Cavaleiro da Ordem de Santiago, ingressado em 3 de outubro de 1623, no “Índice Biográfico da Espanha, Portugal e Iberoamerica” se encontram documentados, o Padre Miguel Rodarte, eclesiástico espanhol, falecido em 1609 e Dom João Maria Rodarte, “fidalgo”, militar, nascido em Portugal em 1831 e falecido em 1903.
É necessário o conhecimento mais a fundo da origem deste nobre sobrenome RODART, originário de Brabante, uma comarca e antiga ducado que atualmente firma as províncias belgas de Brabante Meridional e Brabante Setentrional que foi conquistado pelos romanos e com o nome de Bracbantium constituindo um dos distritos do reino franco na sigla D. passando, quando se partiu o Império Carlovingio, a formar parte de Lorena que desde 1870 pertencia a Alemanha. Brabante passou com o resto dos Países Baixos espanhóis à casa de Áustria, depois de haver ficado no domínio de Carlos V e Felipe II de Espanha. Nesta época provavelmente passou o sobrenome à Espanha, castelianizando-se, como se diz, em RODARTE. Etmologicamente o sobrenome RODARTE vem do francês RODART e este do holandês “HRODHADR”, derivado do gótico “HROTHEIGS” que significa vitorioso.

Brasão de Armas: Em azul uma flecha de ouro colocada
ao lado e acompanhada de duas
quinquefolias da mesma.

Timbre: Uma flor de lis, de ouro

Origem: FRANÇA

26 comentários:

  1. LURDINHA RODARTE18/5/10 5:37 AM

    eu sou uma..."RODARTE"...com muito prazer!!!

    ResponderExcluir
  2. SOU RODARTE COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  3. com muito orgulho meu nome é Lucas Rodarte de oliveira!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho orgulho deste sobrenome

      Rosiris Marcos Rodarte
      Filho de Rossini Rodarte
      Natural de Formiga MG

      Excluir
  4. Meu nome é Lorrayne rodarte com orgulho

    ResponderExcluir
  5. Me disseram que o sobrenome Rodarte tem origem italiana.Pode haver alguma contradição nas histórias contadas? Onde você conseguiu essas informações?
    Julia Rodarte Lage.

    ResponderExcluir
  6. também sou rodarte antes não gostava muito pois meus colegas ficavam me zoando , eles falavam que rodarte vinha de rodar, mas agora tenho muito orgulho !!
    se eles vierem me zoar neste ano vou imprimir este texto e fazer eles lerem , ai vou ver se eles vão continuar.

    beijos para todos os rodarte!!

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos também me zoavam,falavam que vinha de rodar...vamos ver se eles ainda vão falar isso quando eu mostrar e texto a eles...

    Eduardo Rodarte

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. FRANCISCO RODARTE SOU UM "RODARTE" COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  10. FRANCISCO RODARTE SOU UM "RODARTE" COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  11. SOU RODARTE HOJE RESIDO EM PORTUGAL E PESQUISO A HISTORIA DA FAMILIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neto de José de Oliveira rodarte.gostaria de saber melhor sobre nossa família, meu avô casado com Joana Monteiro Rodarte. Obrigado

      Excluir
  12. SOU RODARTE HOJE RESIDO EM PORTUGAL E PESQUISO A HISTORIA DA FAMILIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber mais também Sou neto de Silvia Rodarte irmã de Graciema, Jesus, Sebastiana e Maria,filhos de Luiz Carlos Rodarte de Campo Belo

      Excluir
    2. Sou rodarte e de campo belo tmb

      Excluir
    3. Sou Rodarte de Arcos Mg

      Excluir
  13. Eu sou uma Rodarte com muito orgulho. Resido em Anápolis Goiás.Minha família Rodarte é oriúnda de Minas gerais.Herdei o sobrenome Rodarte do meu pai, e, o sobrenome Pitaluga da minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neta de José Rodarte da Silva do Sul de Minas gerais, Ilicínea.

      Excluir
  14. Sou neto de Silvia Rodarte irmã de Graciema, Jesus, Sebastiana e Maria,filhos de Luiz Carlos Rodarte de Campo Belo

    ResponderExcluir
  15. João Francisco Soares Rodarte Honra Coragem Irmandade Lealdade Sempre! Guerreiro como meus ancestrais e valente como um lobo.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Me nombre es Omar Rodarte... vivo en el norte de Mexico, gracias por la información por favor comtactenme en Facebook: Omar J. Rodarte
    Me gustaría conversar con alguién como ustedes.
    Saludos!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Eu sou Rodarte, sou de Pernambuco, meu pai é de Minas Gerais e o meu nome veio dele.

    ResponderExcluir
  19. Guilherme Nunes Rodarte de Lagoa da Prata - MG

    ResponderExcluir